quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Marcelo Tavares “os deputados da oposição contribuem mais com o governo do que os deputados governistas”…



 
E esse helicóptero não é aquele que Ricardo Murad alugou para transportar doentes do interior ? A doença desses passageiros é outra…(Portal 180º)


Governo acertou no anúncio de concurso e contratação de efetivo para a policia do Maranhão, mas continua errando nas compras sem licitações, e pagando caro por serviços de péssima qualidade.
Os deputados oposicionistas elogiaram o governo do estado, que somente agora, após tantos anos de contrato com aeronaves vão  começar treinar equipes de saúde para o uso das aeronaves no atendimento de pacientes.
A respeito de tantas dispensas de licitações, o próprio deputado Marcelo Tavares denunciou da tribuna da AL, que a prática se tornou uma regra e não uma exceção(aqui).
Quem hoje vê o secretário de Saúde Ricardo Murad, que durante os governos de Zé Reinaldo e Jackson Lago, vivia procurando com uma lupa compras com dispensa de licitação, não vai entender que é o mesmo que vive fazendo contratos milionários com dispensa de licitação(aqui).
As denúncia não param por aí,os deputados Marcelo Tavares e Bira do Pindaré foram enfáticos em criticar a falta de critérios importantes, que o governo Roseana Sarney está deixando por completo de cumprir, como faz com a transparência.
Bira questionou os critérios utilizados para a distribuição e os valores cobrados para a instalação de cada câmera de monitoramento da cidade, que segundo o deputado, estão saindo por um preço absurdo aos cofres do estado. Sem falar que só vão ser instaladas em alguns pontos da cidade, quando que pelo preço pago, poderiam instalar em vários outros locais importantes da cidade que ficaram esquecidos.
Para saber mais Clic aqui e ouça  


Agora, como líder da Oposição, eu nunca fiz aqui uma oposição irresponsável e acho que o papel da Oposição é contribuir com suas críticas, com suas análises, com suas observações com o governo. Talvez a Oposição, os deputados de Oposição muitas vezes contribuam mais com o governo do que os deputados de governo. Vou dar um exemplo para V.Exa., deputado César Pires. 

Aqui, ano passado, eu fiz muitas críticas ao aluguel de helicópteros pela Secretaria de Saúde do Estado que naquela época era tido como para transporte de doentes, apesar de nunca ter transportado doentes. Eu mostrei que esse tipo de aluguel só poderia ser feito com uma equipe preparada, com uma equipe treinada, com equipamentos nos helicópteros e com autorização da ANAC, e o que eu vi agora há pouco tempo? A Secretaria de Saúde junto com a Secretaria de Segurança treinando equipes, e me parece que equiparam os helicópteros que agora podem fazer o transporte de doentes. Se não fosse a crítica da Oposição, com certeza isso não teria sido feito. Erraram no passado, mas pelo menos acertaram no presente. Então é uma crítica nossa que contribuiu com a melhoria dos serviços prestados pela Secretaria de Segurança e pela Secretaria de Saúde.

 Eu não tenho nenhuma dificuldade em reconhecer e apontar os erros também em relação à segurança. Eu vejo como um grande problema, mas aqui nunca fui um deputado de apontar críticas levando até o processo de insegurança na população. Sempre tive muito cuidado ao criticar o Sistema de Segurança, mas acho que o grande problema do Sistema de Segurança do Maranhão é o efetivo, quer dizer, não há policiais suficientes nem na Polícia Civil e nem na Polícia Militar para dar a mínima sensação de segurança para a população. Vi o secretário Fábio Gondim anunciar, há poucos dias, na imprensa, deputado César Pires, a contratação de dois mil policiais militares. Pelo menos está contratando a Fundação Getúlio Vargas para fazer o concurso. 

Espero que faça e espero que chame. Espero que faça o concurso e espero que chame porque, senão, não adianta ter as câmeras com interação com a população permitindo que o cidadão aperte o botão e chame a polícia. Se a polícia não tem efetivo para cobrir, se não tiver policial, como é que vai fazer a cobertura na Jerônimo de Albuquerque, na Holandeses e tantas outras? Então o que falta na polícia do Maranhão, dentre outras coisas, é efetivo. Espero que o governo também veja isso. Disse isso todas as vezes que tive a oportunidade de estar com o secretário Aluízio. Agora uma coisa, deputado César Pires, como V.Exa. é líder do governo, me permita dizer, eu acredito até que esta tubulação que está sendo quebrada ali na Avenida dos Holandeses, próximo ao retorno do Olho D’água, onde eu moro, o deputado Manoel Ribeiro mora também lá, eu nunca vi um serviço tão mal feito. 

Quebraram tudo, cobriram com um asfalto da pior qualidade, o qual já está todo quebrado onde foi remendado. Então, deputado César Pires, primeiro, eu não sei se esse cabeamento é para as câmeras, eu acredito até que seja, porque no retorno do Olho D’água tem uma delas com um policial, me parece que americano, no cartaz. Eu não entendi por que não botaram um policial maranhense, eu não entendi, um policial me parece que americano no cartaz ali do posteamento, é uma discriminação sempre com a briosa Polícia Militar.

 Mas eu vi aquele policial americano lá e o poste, parece que o cabeamento vai até o poste, então muito mal feito o serviço. Eu peço a V.Exa., como deputado de governo, que veja como a Oposição ajuda o governo e que fale com quem foi o responsável pelo serviço. Eu não sei se é um serviço de responsabilidade da Secretaria de Segurança ou da Secretaria de Infraestrutura, em fim não sei. Mas se esse serviço lá for relacionado às câmeras, que cobre um serviço melhor, por que está de péssima qualidade. Então, deputado César Pires, é essa contribuição e quero dizer que não tenho nenhum problema com o parecer. 

Nenhum comentário: