segunda-feira, 9 de março de 2009

Vale relembrar

Até neta de senador, então com 6 anos, batizou escola no Maranhão
(Rosa Costa e Felipe Recondo)


A tentativa de impor o culto ao clã Sarney ocorre em todos os locais do Maranhão, sobretudo em São Luis. É na capital do Estado que estão a maternidade Marly Sarney, o Fórum Desembargador Sarney Costa, o Tribunal de Contas Palácio Roseana Sarney, a Ponte José Sarney, a Rodoviária Kiola Sarney (mãe do senador), a Avenida José Sarney e o Fórum trabalhista José Sarney. Para morar há três vilas "Sarneys": Vila Sarney Filha, Vila Kiola e Vila Roseana Sarney.

Há, ainda, as escolas Roseana Sarney, Marly Sarney e José Sarney. A homenagem se estendeu até mesmo a uma neta do senador, que na época tinha 6 anos. Fica no município de Bom Jardim e se chama "Escola Fernanda Sarney". A família comandou o Maranhão por 37 anos. O Estado é mais pobre do que Alagoas, conforme o ranking do índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além de todos os prédios públicos com seu sobrenome, Sarney ainda é o único ex-presidente que, em vida, já conta com seu mausoléu. Em 1990, o então governador Epitácio Cafeteira, hoje senador pelo PTB, doou à família Sarney o Convento das Mercês, um prédio do século XVII tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Neste caso, Sarney não precisou exercer pressão alguma. O local passou então a se chamar Convento das Mercês Memorial José Sarney. Em entrevista concedida em 2005, Sarney disse que o local poderá se tornar futuramente um "ponto de peregrinação".

José Sarney foi deputado, governador e presidente da República no período de 1985 a 1990, quando substituiu Tancredo Neves, morto antes de tomar posse. Está no quinto mandato de senador. Roseana Sarney começou a carreira política em 1990, eleita deputada federal. Foi governadora do Maranhão de 1994 a 2002 e exerce o primeiro mandato como senadora. Se forem recusados os recursos do atual governador Jackson Lago para reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o seu mandato, ela governará o Estado pela terceira vez.

Veja
aqui:

3 comentários:

Anônimo disse...

Blá, blá, blá chora blogueiros.

A nossa guerreira está chegando, vocês aí choram mas o povo sorri.
O maranhão está em festa.

José Prazeres, muitos prazer.

Anônimo disse...

Não dá para comentar muito tamanha falta de vergonha de uma família que quer se imortalizar. Eu não duvido muito, que assim que esse senador morrer e for para o inferno, os capachos dele e aqueles que sempre o bajularam, vão começar a se libertar do jugo do chicote. Vão trocar nome de escolas, de forum, de prédios de rua etc. E o Convento das Mercês, não vire local de despacho, pois lá está enterrado um bruxo.Ele será um ponto negro na história do MA, aquele que passava por cima de qualquer Lei, aquele que descartava pessoas, como se descarta papel higiênico usado.

Anônimo disse...

Vai ser o ANA JANSEN do Seculo vinte.