
- Eu e o Sarney levamos um susto quando vimos a lista. Diretor de Ata? Isso é diretor de fantasia, apenas para ganhar função gratificada, não tem função efetiva - disse o 1º secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), após a reunião da Mesa.
É que no guarda-chuva das sete diretorias tradicionais foram sendo criadas nos últimos anos mais de uma centena de secretarias e subsecretarias para que as gratificações pudessem engordar os já generosos salários de altos funcionários. Em alguns casos, os integrantes da Mesa desconfiam que há "diretor de si próprio".
- Claro que não existe diretor de Anais. É coisa feita para o cara ganhar mais. Também, nessa balbúrdia, pensavam que um diretor a mais ou a menos ninguém ia perceber. Há uma responsabilidade dos 81 senadores nisso tudo, e agora é hora de fazer uma reforma profunda - afirmou Pedro Simon (PMDB-RS).
Com uma diretoria geral e vários outros órgãos correlatos, o Senado precisa de uma Diretoria de Apoio Aeroportuário? Pois ela existe, com um diretor e sete funcionários, e nem no prédio do Senado funciona. O chefe e seu staff dão expediente numa sala do Aeroporto JK, em Brasília. Por volta das 15h de ontem, o diretor, Francisco Carlos, estava em horário de almoço.
- Trabalhamos mais quando os senadores chegam a Brasília ou vão embora, no início e no fim da semana. Mas atendemos também prefeitos, governadores e outras autoridades. Não posso falar mais nada. A ordem é que só a diretoria geral fala - disse o servidor Farias, que não quis dar o nome completo.
Para se ter uma ideia do descontrole e do aumento exagerado do número de diretorias, desde 2003 a jornalista Tânia Mara Fusco foi nomeada diretora da Subsecretaria de Divulgação e Integração. Recebe pela função do Senado, mas é assessora de imprensa de Roseana Sarney (PMDB-MA). Antes, assessorava Sarney.
Na diretoria, Tânia tem duas assessoras, que transferem suas ligações para o ramal do gabinete da senadora. Tânia diz que é diretora desde 2003 e que sempre acumulou a função com a assessoria de Sarney - depois, de Roseana. Diz que o trabalho com Roseana exige no máximo quatro horas de seu dia. Como diretora, diz que atua fazendo a ponte entre artistas com a presidência da Casa:
- Não faço nada escondido. Sou contratada como diretora, mas ajudo qualquer senador que pede ajuda. Só recebo da minha função como diretora.
A Diretoria de Anais virou motivo de piadas. O diretor Flavio Cunha Lima e um time de assessores cuidam da publicação dos discursos dos senadores.
- Diretoria de Anais? Hahahaha! Tem que rir para não chorar - reagiu Álvaro Dias (PSDB-PR).
Na Diretoria da Subsecretaria de Inativos, a diretora Maria de Fátima Marques tem chefe de gabinete, secretária e mais 25 funcionários à disposição. E o que a diretoria faz diariamente?
Na Diretoria da Subsecretaria de Inativos, a diretora Maria de Fátima Marques tem chefe de gabinete, secretária e mais 25 funcionários à disposição. E o que a diretoria faz diariamente?
- Aqui a gente faz recadastramento dos aposentados. Quando o funcionário se aposenta, mandam para cá seus documentos - diz a funcionária Rita.
(Maria Lima)
Nenhum comentário:
Postar um comentário